segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Arte do Taiko





           






Encontrei muitas definições e  textos a respeito da história do taiko..  mas por algum motivo, achei que esse era o que mais valia a pena  divulgar.. concordo com ele , além de estar de acordo com o que ja aprendi nas minhas aulas de cultura japonesa e no que já pesquisei sobre o assunto.


Luana G. Mitto






 Taiko significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.
A origem do Taiko data-se da Era Joumon e Yagoi há dois mil anos e eram utilizados como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. Eram também utilizados em festividades religiosas e sociais, um valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados e com os Deuses.

O uso militar do Taiko nas guerras, o “judaikô” serviam para animar os soldados, levantando a sua moral, marcando o ritmo das marchas. Sendo importante para minar o ânimo dos soldados inimigos dando sensação de que pelos atacantes eram muito mais numerosos pelo barulho que faziam a noite toda não deixando ninguém dormir por dias e dias.



Até nos dias atuais ainda existem vilas no Japão onde as horas são anunciadas pelo Taiko, mantendo a tradição milenar em vez de anunciar as horas por sirene ou sino.
O Taiko é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.
Fala-se em alma do Taiko (entenda-se, cultura do Taiko cuja finalidade constitui-se na confirmação da nossa vitalidade e do grito com os companheiros estimulando-se mutuamente para um viver melhor socialmente.

Assim, aos praticantes do Taiko a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.
O instrumento Taiko vem sofrendo muitas mudanças após a Segunda Guerra Mundial, precisamente em 1951, por influência do Prof. Daihati Oguti que introduziu o toque coletivo ao Taiko dando sistema múltiplo, possibilitando o seu uso em concertos, inovando o mundo musical.

A vibração do Taiko som transmite a sensação de dinamismo aos praticantes e aos ouvintes, faz as pessoas se sentirem bem, sendo revigorados.



                                
Os percursionistas do Taiko deve ter como fundamento o lema:

- desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;
- implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
- adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
- aprender a arte milenar japonesa do Taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.

Os praticantes do Taiko devem tocar com o corpo e alma, não basta simplesmente ficar batendo no instrumento para simplesmente fazer barulho, isso qualquer um faz, não precisa estudar e nem ser disciplinado, mas deverá tocar a alma das pessoas que ouvem a sonoridade. Taiko é uma arte, pratica-se música e condicionamento físico, possibilitando o prazer, a serenidade, alegria com concentração.



texto (GRUPO BASTOS SHOURYUU DAIKO DA ACENBA)











"O taikô significa trazer boa sorte. Significa disciplina, amizade e uma relação mais cordial entre as pessoas. Em festividades, alegra o ambiente. Em cerimônias religiosas, chama os deuses. É uma tradição milenar que deve ser preservada. Nada é mais próximo da cultura japonesa que o taikô", afirma Joseph Yoshikazu Hamazaki, instrumentista e professor da escola Tangue Setsuko Taiko Dojo, na Vila Mariana, em São Paulo.
Cerca de 2 mil pessoas praticam o taikô no Brasil, sendo na grande maioria crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. Os estados que possuem mais jovens praticando são Paraná e São Paulo.


          
















História
Apesar de sua longa história como instrumento musical, o que conhecemos hoje é uma arte que surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Ao longo da história, o taikô representou as mais variadas formas de expressão das necessidades e vontades humanas, dentre elas: religiosas, políticas, recreacionais e artísticas.
A palavra taikô tanto pode definir a música de percussão feita com tambores japoneses como o instrumento em si, de corpo circular, com membranas de pele bovina esticada e amarrada com barbante ou presas por meio de rebites.
Eles eram usados, inicialmente, para motivar as tropas, auxiliar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais, no Japão feudal. E por ser um povo essencialmente agrário, os japoneses usavam os taikôs em festivais e rituais para rezar e agradecer pelas boas colheitas. Mas, após a Segunda Guerra Mundial, sua função social sofreu uma mudança radical.
"No pós-guerra houve uma virada do taikô para as representações artísticas. Em 2002, 2003, aconteceu o boom. A partir daí, houve a popularização do taikô", afirma Gustavo Missumi.




"Vivir cada momento de la vida a plenitud"-jakucho setouchi









4 comentários:

  1. Melhor de todos os post..taiko tem tudo a ver comigo !Parbens pelo blog !

    ResponderExcluir
  2. Liiindo blog Luuu (: quero aprender contigo algumas coisinhas ein. Boa sorte na tua vida linda, sucesso ! beijão tássia

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!!!!!!! Adorei a oficina viu! Espero que aconteça mesmo esse grupo de estudos,eu so triiii afim!
    Ah,e muito tri teu blog! Vou 'devorar' essas informações todas no findi1 Muito legal! Vi só agora sobre a palestra do skmonos,sniff...jaque

    ResponderExcluir
  4. que bom que gostou! vamos sim ... ja pensei algumas coisas pro núcleo... e sempre dê uma passadinha aqui que os eventos ligados a culrura oriental qeu costumo postar! abração!

    ResponderExcluir