segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Kanzashi

Na cultura japonesa, os penteados são tão importantes quanto os própio kimono, eles também podem vir a indicar a idade, estado matrimonial, profissão, e estado social da pessoa. Para criar os penteados fabulosos tradicionais japoneses se utiliza um acessório chamado Kanzashi - 簪 .

O kanzashi começou a ser utilizado a partir do momento que as mulheres abandonaram o penteado Taregami, que ficou popular entre mulheres de aristocráticos e famílias de samurai durante o Período de Heian (794-1192), onde o cabelo era mantido solto ao longo do corpo, esse penteado foi visto como um estilo livre da influência chinesa.

O kanzashi começou a ser utilizado durante o período Edo (1603-1867), considerado o auge dos penteados femininos, onde também ele mais se desenvolveu. Os penteados Tate-Hyogo e Shimada-mage eram muito populares entre mulheres comuns, influenciadas pelas cortesãs, usados também por atores de Kabuki do tempo. O Shimada-mage era usado por únicamente por mulheres jovens. O Icho-gaeshi e Maru-mage eram típicos entre mulheres casadas durante período Edo, e o Meiji (1868-1912) e o Taisho (1912-1926)


 O kanzashi era presente em todos os penteados, eles eram fabricados por artesãos que os produziam com riqueza de detalhes e formas, feitos de madeira envernizada, ouro, prata, metal e seda. Hoje em dia feitos de plástico também, alguns acreditam que eles também podem ser usados como armas de defesa pessoal em uma situação de emergência.

Nos dias atuais, o kanzashi são freqüentemente usados pelas noivas e ocasiões que se utiliza o kimono Tradicional, como geisha, tayu e yujo ou peritos em cerimônia do chá japonesa e ikebana. Porém, atualmente é muito usado entre as mulheres jovens que desejam somar um toque elegância ao seu visual.

Há muitas variedades e muitos estilos de usar um kansashi. Como exemplo temos as Maiko (aprendiz de geisha) que de acordo com o tipo e localização do kanzashi, diferenciamos elas das demais geisha formadas. A maiko se utiliza numerosos e elaborados kanzashi, enquanto a geisha devem usa-los em um padrão fixo em seus penteados.


Vou  mostrar o tutorial que achei no blog Tesouras e agulhas, ensinando a fazer uma florzinha basica  de kanzashi:

1-Recorte 5 pedaços de tecido, de 6x6 cm, inicialmente  é preferível um tecido de algodão;
z-Agora engome o tecido para que ñ desfie e fique durinho e bonito.Pode-se fazer uma boa goma com maizena e agua, é só levar ao fogo até engrossar um pouquinho uma mistura de um copo de agua pra uma colher de sopa de maizena.
3-Passe a ferro.
4-Agora vem as dobras
 :
Dobre ao meio;
.
Aqui uma outra sugestão:
Com um círculo de feltro e uma presilha, um simpático broche.

tem também um vídeo  com lindos modelos do atelier Kanawa. outros videos e tutoriais vcs acham facinho no youtube!


http://www.youtube.com/watch?v=mRL3IQpzViI&feature=related

3 comentários:

  1. Oi! Eu postei umrecado antes,mas acho que não deu certo! Lu, adorei teu blog,muito muito tri! Vou ler ele inteiro! E espero de coração que role o lance de estudos lá no IA! Beijoca! Jaque

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo recadinho e, sim.. vamos fazer o nucleo de estudos de artes orientais... creio que ja no próximo semestre.. pra respeitar os prazos legais de extensão.NUAORI seria uma boa sigla?ou NAORI-IA... ..vamos ver XD

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o tutorial e a história! obrigada por dividir!

    ResponderExcluir