segunda-feira, 25 de outubro de 2010

,A Associação da Cultura Japonesa convida todos

       
a participarem do evento realizado pelo Escritório Consular do Japão em Porto Alegre



PALESTRA SOBRE KIMONO COM DEMONSTRAÇÃO



“Uma Visão Histórica do Kimono e a Cultura do Kimono nos dias de hoje”


Com apresentação de Shakuhachi (flauta japonesa)

Palestrante: PROF. PAULO W. GICK



Consultor cultural do Consulado do Japão em Porto Alegre, é um estudioso da cultura japonesa de longa data, reconhecido e condecorado pelo Japão, por sua valiosa contribuição na promoção e difusão da cultura japonesa.


Dia: 27 de outubro de 2010 (quarta-feira)



Horário: 19:00h



Local: Faculdade de Educação da UFRGS

Av. Paulo Gama, s/n – térreo – sala 101
Porto Alegre - RS
Entrada Franca



Maiores informações pelo telefone (51) 3334-1299 
  
 
                              Quimono






Kimono literalmente significa "coisa para vestir" e é o traje típico do Japão. Este é constituído por uma longa túnica com pregas especial e é usado tanto por homens e mulheres. Cerca de 50 anos atrás era quase o único vestido do país do sol nascente, mas agora costumes mudaram. Embora na maioria das vezes o vestido usar o japonês Ocidental-estilo em ocasiões festivas ou cerimoniais é essencial usar o quimono. O quimono é constituído por uma peça que se encaixa o corpo de cada pessoa, de modo que o lado esquerdo se dobra sobre o lado direito, exceto as roupas de luto, onde o lado direito é dobrada sobre a esquerda, ou é investido . Acrescenta, uma larga faixa amarrada em um nó simples na cintura chamada obi.





Estilos de kimono


O estilo quimono  depende principalmente do sexo da pessoa que vai usar. Os quimonos projetado para as mulheres tendem a ser mais estilizado variações em relação ao status social, estado civil, época do ano, etc Como o tratamento é artesanal, o tempo gasto desde o início até o final de fabricação pode levar vários meses, deve-se principalmente de seda natural de alta qualidade e detalhes que as estampas e bordados são feitos à mão .



História de Kimono



Originalmente "kimono" foi a palavra japonesa para designar roupa. Atualmente usado para se referir a tradicional roupa japonesa. O Kimono, como nós os conhecemos hoje foi usada pela primeira vez durante o período Heian (794-1119) Antes deste período os japoneses usavam dois ternos, calças ou saias e camisas. Às vezes também utilizado se adequa-obra. No período Heian inventou uma nova técnica para realizar o quimono: o método de corte "linha reta", que envolve cortar pedaços de pano em uma linha reta de corte coserlos.Este alfaiates novo tipo tinha muitas vantagens, porque não tinham se preocupar com a forma do corpo das pessoas. Eles também eram fáceis de dobrar e são adequados a qualquer época do ano. Se tivesse sido dobrado estavam muito quentes para o inverno e roupa de quando eles eram confortáveis para o verão. Estas vantagens ajudou a Kimonos se tornou parte da vida do povo japonês. Na prática de quimono vestindo quimono tornou-se moda. O povo japonês percebeu como combinar cores. A especial sensibilidade evoluiu em torno de combinações de cores. As combinações de cores pode representar qualquer ocasião ou situação estações des até que a classe política do usuário. Durante o período Kamakura (1192-1338) e Muromachi (1338-1573) homens e mulheres usavam quimonos coloridos. Os guerreiros estavam vestidos de cores brilhantes para representar o seu líder, o campo de batalha foi tão cafona como um desfile de moda. Mais tarde, ele representou diferentes classes sociais. O Kimono evoluiu e se tornou uma arte, alcançando um valor econômico alto que as famílias transmitem herança. Durante o período Meiji (1868-1912) o Japão foi influenciado pela cultura ocidental. O governo incentivou a usar roupas ocidentais. Obrigatório militares e policiais usavam roupas ocidentais em eventos oficiais. Agora, essas leis não têm efeito. Na primeira, o kimono não era feito de seda natural (que era feita de cânhamo ou linho), mas quando o Japão foi influenciado pela cultura chinesa (de onde se origina o quimono), começou a ser agregará valor quimono de seda, dando entre alia, social e conotações econômicas. O período Tokugawa (XVII ao século XIX) foi caracterizado como o quimono tirar o máximo proveito da riqueza e da decoraciónHay vários tipos de kimono, com diferentes padrões decorativos e cores, roupas e materiais de acordo com idade, sexo do utente , estado civil, época do ano ou a cerimônia de ir. Os mais espetaculares e variados são os do sexo feminino, e também o mais caro: a Furisode facilmente custar mais de 3.000 euros ,atualmente kimono não é uma vestimenta habitual, mas um vestido de noite e um item de luxo. Kimono modelos que podem ser vistos nas ruas até o início e meados do século XX deixaram de existir e de linho foi substituído pelo de seda e algodão, como os materiais preferidos.




Kimono Tipos




Furisode: O Furisode é um quimono de férias de luxo feita de seda usado por mulheres solteiras mais velhas. As características desta queda são as mangas quimono (duas ou três camadas de luvas), atingindo quase os tornozelos, e totalmente impresso ou cinto obi. Discutido mais adiante quando discutirmos os acessórios obi quimono. No Japão feudal recebeu seu Furisode meninas entre 12 e 16 anos e eu poderia usar para se casar, ao mesmo tempo ser um indicador de que eles estavam em idade de casar e seu marido olhando. Hoje, o Furisode é um vestido que é usado uma vez na vida e que os pais comprem ou aluguem sua filha para uma sessão de fotos e assistir a Seijin sem oi, ou "Dia de Idade.


Montsuki


Para os meninos, a tradição é usar o montsuki em seijin shiki, este é um quimono com haori saia (jaqueta) e hakama e largas começando com o emblema da família. Embora o hakama é um artigo principalmente do sexo masculino, em raras ocasiões podem ser usados por mulheres, por exemplo, em cerimônias de formatura na universidade. É também o vestuário usado por praticantes de kendo aikido e até hoje (masculino e feminino). As sete pregas do hakama simboliza as sete virtudes do caminho Bushido dos samurais. No Japão feudal e como as meninas receberam o Furisode, as crianças receberam a família de samurai capacete Eboshi ou família e os filhos dos nobres do fundoshi (truss usado por lutadores de sumô). Esta tradição por parte masculina é obsoleta: os meninos envolvidos no seijin shiki não conseguem roupas e não é muito comum usar o montsuki.



HOMONGI: O quimono hōmongi feminino é exibido quando um ocidental ouve a palavra. Seda, mas menos impressionante do que a Furisode, com um saco de camada única e muito menos queda. É um kimono formal usado durante a cerimônia do chá e eventos que não estejam relacionados a família, como casamentos de amigos ou Hatsumode. Caminhando ao redor dos parques em uma cidade grande, às vezes podemos ver velhinhas andando, trajando seus hōmongi ou o Tsumugi (diariamente kimono) e sua kasa guarda-chuva ou japonês. O hōmongi foi e é usado por mulheres casadas e solteiras, quando Furisode impraticável.


TOMESODE: O tomesode é o vestido das mulheres casadas durante as cerimônias da família. Um exemplo de uma situação que seria adequado para o tomesode é o casamento de um parente próximo. Há duas versões: a tomesode kuro é preto e é mais formal do que iro tomesode, sempre de cor diferente do branco e é mais adequado para situações de férias. Esta manga quimono é estreito e alto e é liso ou tem família ou imprimir o emblema kamon vezes três ou cinco em branco (nas mangas e costas), como ele aparece na montsuki masculino. A parte inferior é decorada com um desenho contínuo, que sobe a partir da borda do kimono branco, caso tomesode, kuro ou qualquer outra cor ou combinação de cores, no caso de iro tomesode. detalhe da qualidade do bordado


MOFUKU: Estritamente falando, o que mofuku kimono vestido da manhã, mas hoje é usado como roupa de luto. As mulheres vão comparecer ao funeral de um parente próximo vestindo a mofuku. O quimono completamente preto obi, e calçados, incluindo, sem nenhum projeto, exceto talvez os emblemas da família, como no tomesode. A única cor é branca ou as meias tabi, que discutiremos em mais detalhes quando discutirmos os suplementos. No Japão antigo, a cor do luto era o alvo, mas após a abertura para o Ocidente foi aprovada em preto e assumiu esse papel mofuku roupas de luto.

Yukata: yukata O quimono é mais informal. Ao contrário do resto é colocado no hadajuban ou cueca velha para vestir normalmente não precisam da ajuda de outra pessoa. É um quimono de algodão, muito fino, com um colorido e descontraído. O verão é uma promessa, porque você não pode usar nada por baixo (excepto roupa convencional.) Este quimono é necessariamente utilizado no hotel típico japonês e faz parte das comemorações, como o natsu matsuri, ou festivais de Verão e O-bon ou Festival das Lanternas. Mesmo um conjunto quimono simples, ainda exige alguma experiência para fazê-lo. Normalmente, um gaijin (estrangeiro) é muito difícil sem instrução prévia (não, muitos anos lutando com o nó Windsor não contam XD)


TABI: O tabi são meias japonesa com dedão separado. Eles podem ser branco, preto ou azul escuro. Um detalhe sobre a cor é que ela funciona em sentido inverso ao kimono em cores escuras são despreocupados, para uso com hitoe por exemplo, a cor branca é mais formal, como vimos ao descrever a mofuku. Antigamente era considerado má educação para manter o tabi ao caminhar sobre 畳 tatami, mas agora é uma prática aceita.


GETA: O geta são japoneses sandálias de madeira velha e utilidade é clara: o Japão é um país de muitas chuvas e as ruas lamacentas, portanto a única maneira para não manchar o quimono estava usando uma sandália de plataforma, como o geta. O geta ser utilizado sem tabi são tão desconfortáveis como parecem  e os homens e mulheres sofrem igualmente.


Zori: Outro calçado, a ventilação é suficiente e não como sandálias desconfortáveis ou zori são baixos. Nos tempos antigos, se a cidade geta sapatos foi para viagens longas são mais confortáveis usando o zori. Eles também são sapatos de hoje praticantes de kendô. Ao contrário do geta, o zori tabi usado sempre. O zori masculinos têm pouco ou nenhum salto, mas no feminino a marca a altura deles: na maioria dos saltos elegantes.


OGI, Ogi é o leque, geralmente feito de ripas de madeira pintadas à mão e um complemento ideal para o yukata e Furisode. O mais apreciado é o hiōgi, madeira de cipreste japonês feito à mão, de que existem muito poucos no país, após o boom econômico dos anos sessenta. O hiōgi masculino deixou undecorated mas as mulheres são pintadas em ambos os lados e às vezes é chamado ou Akoma Koromo Ogi Ogi: linha de roupas. o elegante é deixar o cordel pendente.

 
Espero que tenham gostado!
Extraído de blog amigo:http://japoncentrodecultura.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário